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terça-feira, 6 de abril de 2010

Análise do filme MENTES PERIGOSAS, de acordo com o texto O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL



 Adriane Maranho
Filme “Mentes Perigosas”
Texto “O que é Psicologia Social”, Silvia Lane

            De acordo com Silvia Lane, a identidade social “é o que nos caracteriza como pessoa” (p.16). No caso do filme “Mentes Perigosas”, vimos um grupo de adolescentes de classe social baixa, identificados, num primeiro momento, de forma genérica. Todos os alunos daquela determinada sala de aula, em destaque no filme, eram considerados rebeldes, mal educados etc. Nenhum professor conseguia trabalhar com a turma, os alunos formaram um verdadeiro clã e não permitiam que nenhuma aula fosse dada. Os professores desistiam, com isso, o grupo de adolescentes se fortalecia.

                           Este aspecto de representação de si mesmo parece ser uma característica de adolescente do qual não é exigida uma definição precoce e cujo ambiente social deve enfatizar a autodeterminação do jovem sem impor modelos “bons” a serem seguidos. (p.19)

            No caso dos adolescentes do filme, o modelo que tinham para seguir não era dos melhores até que se deparam com uma professora que, apesar da inexperiência no magistério, tinha características marcantes e importantes para a formação do adolescente: persistência, criatividade, coragem, afeto, respeito.
            A partir do contato com essa professora, os adolescentes que viviam em completo estado de alienação, sempre agindo em grupo e contrariando toda e qualquer regra, tiveram a oportunidade de trocar experiências, de deixar aflorar a criatividade, de dar opiniões, sugestões, de mostrar suas diferenças etc. Enfim, puderam ter consciência de si mesmos e com isso provocar mudanças em suas identidades.

 (...) a consciência de si poderá alterar a identidade social, na medida em que, dentro dos grupos que nos definem, questionamos os papéis quanto à sua determinação e função históricas e, na medida em que os membros do grupo se identifiquem entre si quanto a essa determinação e constatem as relações de dominação que reproduzem uns sobre os outros, é que poderá se tornar agente de mudanças sociais. (p.24)

            Ao final do filme, verificamos que houve mudança no comportamento individual e social daquele grupo. Os adolescentes começaram a valorizar o outro, respeitando seus limites e diferenças. Perceberam a importância do afeto. Permitiram-se viver emoções novas. Entenderam como deve ser a vida socialmente, como a opinião e o sentimento do outro pode influenciar na formação de cada um e conseqüentemente influenciar o todo. "A consciência individual do homem só pode existir nas condições em que existe a consciência social" (A. Leontiev, O Desenvolvimento do Psiquismo, p. 88 in: Silvia Lane, p.24).

     

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